A Conferência Episcopal de República Tcheca negocia com o governo deste país um reembolso que o Estado deve pagar em cotas durante 60 ou 70 anos; por todas as expropriações que o regime fez à Igreja desde 1948.

Conforme informou o Presidente do Episcopado e Arcebispo de Omolouc, Dom Jan Graubner, em uma entrevista concedida ao jornal católico tcheco Katolicky tydenik, seriam vários milhões de euros os que o governo deve pagar à Igreja pelas expropriações de propriedades que o regime comunista realizasse a Igreja desde fevereiro de 1948 e que agora estão em uso ou já não vão ser devolvidas.

Este assunto foi tratado em uma reunião em que participaram Dom Graubner, Pavel Cerny, Presidente do Conselho Ecumênico das Igrejas; Vaclav Jehlicka, Ministro da Cultura; e o Vice ministro Jaromir Talir.

Jehlicka entregou ao Dom Graubner um projeto de lei apresentado por ele e pelo Ministro das Relações Exteriores, Karel Schwarzenberg; no que se precisam os termos nos quais se faria o acordo para o reembolso.