A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) ratificou seu desejo ser a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), depois de Sydney 2008, pedido que fizeram em maio, quando o Papa Bento XVI visitou o Brasil.

Brasil disputa a sede da próxima Jornada Mundial com a Espanha e Inglaterra, entre outros países, indicou o Presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, conforme informa a agência Associated Press (AP).

O também Arcebispo de Mariana (Brasil) assinalou que o pedido que se fez em maio, quando o Santo Padre visitou o Brasil por motivo da V Conferência Geral em Aparecida, foi ratificado a começos outubro quando a diretiva da CNBB foi a Roma para reunir-se com o Pontífice.

O Prelado afirmou que tradicionalmente o anúncio da próxima sede da JMJ se faz durante a realização da mesma e por isso esperarão até julho para saber o resultado de sua postulação.

Entre as cidades brasileiras que desejam ser sede estão Belo Horizonte, no sudeste do país, assim como Rio de Janeiro, manifestou Dom Lyrio Rocha em uma conferência de imprensa, assinala AP.

A JMJ, que se realiza a cada três anos durante uma semana, realizou-se por última vez em Colônia, Alemanha em 2005. A próxima está prevista para realizar-se em Sydney, Austrália de 15 a 20 de julho de 2008.