"Os jovens de hoje não aceitam as propostas vocacionais de corte adolescente ou genéricas. Quer dizer que não querem nada de discursos ‘light’; mas em realidade se fascinam pelas propostas fortes", assinalou a Vice-presidenta da União de Superiores Maiores da Itália (USMI), Irmã Giuseppina Alberghina.

Assim o indicou no marco do 7° Foro do Centro Nacional de Vocações que se realizou até 27 de outubro em Sassone di Ciampino (Roma) sob o lema "Animações vocacionais para um serviço pastoral vocacional na Igreja local".

"Acredito que hoje os fieis, e também os homens e mulheres de boa vontade, necessitam e desejam alimento sólido’, quer dizer uma proposta cristã forte, como a do Papa Bento XVI que tem a valentia de apresentar aos grandes Padres da Igreja às multidões nas audiências gerais", explicou Irmã Alberghina.

Para a religiosa, "isto significa que, como indicam o Papa e os bispos, devemos nos esforçar para retomar as raízes da fé, voltando para a Bíblia, ao Evangelho, aos Padres da Igreja. Sem estes fundamentos, os discursos ficam frágeis e os frutos espirituais diminuem".

No mencionado foro também participam, entre outros, Dom Italo Castellani, Bispo de Lucca; Caterina Caminati, Presidente da Conferência Italiana de Institutos Seculares; e o Pe. Alberto Lorenzelli, Presidente da Conferência Italiana de Superiores Maiores.