Na sociedade de hoje "não é sempre fácil, para quem está a serviço das comunidades cristãs, identificar as verdadeiras necessidades de cada indivíduo e responder aos interrogantes vocacionais que estão no coração dos homens e mulheres de nosso tempo", escreve Dom Giuseppe Betori, Secretário Geral do Episcopado italiano na introdução do novo Dicionário Bíblico das Vocações, que será apresentado na próxima terça-feira, 30 de outubro, em Roma.

Esta nova publicação está composta por 160 vozes, foi promovida pelo Centro Internacional Vocacional Rogate, e em sua confecção participaram 70 biblistas coordenados pelo Giuseppe De Virgilio, diretor do Centro Regionale Vocazioni dell’Abruzzo e Molise, docente de Sagrada Escritura e Teologia Bíblica no Instituto Teológico de Chieti e a Pontifícia Universidade de Santa Cruz em Roma.

"Sempre mais insistentemente –escreve Dom Betori– emerge de nossas comunidades a necessidade de escutar a ‘Palavra viva’ e acolher a profunda pergunta sobre o sentido da vida e sua projeção. São especialmente as jovens gerações, com suas experiências e aspirações, quem necessita uma ‘companhia’ no discernimento sobre o que Deus quer para seu presente e futuro". 

Para o Secretário Geral da CEI, também "as famílias, com a pressa e a fadiga de educar e testemunhar o evento cristão, pedem ser sustentadas em seus esforços e serviço da vida".

Este novo dicionário será apresentado na sede Radio Vaticano às 16:30 (hora local). Intervirão, entre outros, Dom Angelo Comastri, Arcipreste da Basílica Vaticano, e Dom Betori.