O recentemente nomeado Cardeal Arcebispo de Valência, Agustín García-Gasco, assegurou que "está em marcha todo um projeto para tirar Deus da vida pública", e reiterou que "uma corrente poderosa de laicismo radical pretende arrasar as crenças religiosas e de modo particular com a fé cristã".

Ao presidir ontem na Catedral de Valência a Missa pela festa do Santo Cálice, o Cardeal assinalou que ante o "momento histórico difícil" que vive a Espanha se deve olhar aos "mártires pela fé no século XX", cujo testemunho "é uma herança que não se deve perder", mas sim "tem-se que transmitir como um perene dever de gratidão que suscita um renovado propósito de imitação".

Recordando os nomes de alguns dos mártires, apontou que assim como foram em seu momento objeto de ignomínia, "assim acontece também em nossos dias", pois "aos que foram vítimas inocentes, lhes acusa outra vez de culpados".

Antes de entregar 23 réplicas do Santo Cálice a paróquias da diocese, a um convento de religiosas dominicanas, à diocese de Mallorca e à Junta da Semana Santa de Medina del Campo (Valladolid), o Cardeal García-Gasco indicou aos destinatários que "não podemos permanecer indiferentes", mas sim "é mais necessário que nunca o testemunho valente e humilde do Evangelho em todos os ambientes".

Depois da homilia, o Cardeal abençoou e entregou as réplicas que dá de presente cada ano "a aquelas paróquias que destacaram bem por ter restaurado seus templos ou por ter celebrado algum aniversário especial", indicaram fontes do Arcebispado à agência AVAN.