A Arquidiocese desta capital organiza uma Jornada de Pastoral Vocacional dirigida a sacerdotes, membros de comunidades de vida consagrada e movimentos eclesiásticos para concretizar uma "cultura vocacional" onde todos se descubram responsáveis.

O evento, que se realizará de 27 de outubro e em 3 de novembro no colégio La Consolación, será inaugurado pelo Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, quem assinalou que o objetivo das jornadas é "unir esforços, idéias e projetos para concretizar em nossa Igreja particular caraquenha, uma entusiasta ‘Cultura Vocacional’ onde todos nos sintamos responsáveis, já que nela nos jogamos o futuro de nossa Igreja".

O Cardeal indicou que a atividade se emoldura "dentro das linhas de ação conjuntas para a Arquidiocese, em sintonia com o Concílio Plenário da Venezuela, o documento de Aparecida e nossa realidade vocacional".

A primeira jornada estará dirigida aos sacerdotes diocesanos e religiosos e religiosas; onde o Cardeal Urosa expor o tema: Vocações ao sacerdócio e à vida consagrada: meta da Igreja de Caracas. Em seguida o Bispo Auxiliar de Caracas, Dom Jesús González de Zárate, falará sobre "A Pastoral Vocacional à luz do Concílio Plenário da Venezuela e o documento de Aparecida".

Além disso haverá um bate-papo sobre 'O que fazer para desenvolver uma bem-sucedida pastoral vocacional?' logo depois da qual se disporão grupos de trabalho.

A segunda data estará dirigidas aos laicos não consagrados dos movimentos eclesiais.