A Arquidiocese de Valência anunciou esta semana que a localidade de Agullent, onde nasceu o Pe. Ricardo Pla Espí, um dos cinco mártires valencianos que serão beatificados na próximo domingo 28 de outubro em Roma, dedicar-lhe-á uma capela.

A capela para o novo beato se erigirá na paróquia de São Bartolomeu Apóstolo, onde se venerarão suas relíquias.

O templo paroquial conserva atualmente vários objetos que pertenceram ao Pe. Pla, que foi Secretário particular do Cardeal Arcebispo de Toledo, Dom Enrique Reig e Casanova.

Entre os objetos se encontra o lençol com o qual lhe cobriu após ser assassinado, seu cálice, uma estola, assim como algumas medalhas e uma figura do menino Jesus que lhe pertenceram, indicado o Pe. José Manuel Vidal, atual pároco de São Bartolomeu.

Previsto-se que depois da beatificação se coloque uma imagem do mártir e um pequeno altar, além de um nicho com suas relíquias.

Agullent já dedicou a Ricardo Pla uma rua que leva seu nome, e "colocou há anos um busto em sua memória atrás do campanário da igreja, na Praça Bispo Jesús Pla", explicou o Pe. Vidal.

Ricardo Plá Espí nasceu em 1898 em Agullent, estudou no Seminário da cidade de Valência e na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde se doutorou em Filosofia, Teologia e Direito canônico. Mais tarde, foi secretário particular do Cardeal Reig Casanova na diocese Primaz de Toledo, onde sofreu o martírio em 30 de julho de 1936.