Cerca de 30 mil peregrinos espanhóis, 1,5 mil sacerdotes e 2.500 familiares dos 498 mártires da perseguição religiosa durante a terceira década do século XX na Espanha participarão da cerimônia de beatificação que se realizará este Domingo na Praça de São Pedro no Vaticano, divulgou a Conferência Episcopal Espanhola (CEE).

Assim o indicou ontem o porta-voz do organismo episcopal, Pe. Juan Antonio Martínez Camino, ante os microfones da Rede COPE.

Igualmente, o escritório de imprensa da CEE, adiantou alguns detalhes da Missa que será presidida pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, e que será concelebrada por um nutrido número de bispos espanhóis, os Superiores Gerais da Ordens Religiosas e cerca de 1.500 sacerdotes, a maioria deles procedentes das diocese e congregações às que pertencem os futuros beatos.

Antes da solene Missa, na praça vaticana, entoar-se-ão cantos e se lerão testemunhos dos mártires para que os peregrinos possam preparar-se para a celebração litúrgica.

O Rito de Beatificação

Durante a cerimônia, depois do Ato Penitencial, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco, a cuja arquidiocese pertence o maior número dos mártires, aproximar-se-á do altar acompanhado pelos bispos das diocese nas que se instruíram as 23 Causas; e pelos correspondentes postuladores.

O Cardeal solicitará ao Papa Bento XVI que inscreva no número dos Beatos aos que vão ser beatificados e, em seguida, os bispos enumerarão a causa de Beatificação de sua diocese respectivas: Barcelona, Burgos, Toledo, Concha, Cidade Real, Mérida-Badajoz, Madri, Oviedo, Jaén, Santander, Cartagena e Girona.

Posteriormente, o Cardeal Saraiva Martins lerá a Carta Apostólica do Santo Padre de Beatificação. Depois da leitura se entoará o canto Chistus vincit.

A celebração finalizará com o Hino aos mártires do Século XX na Espanha Sementes de Paz, interpretado pelo Coro da Catedral de La Almudena de Madri.

Outros atos

Na tarde do dia anterior, na sábado 27, realizar-se-á a Cerimônia de Acolhida aos Peregrinos na Basílica de São Paulo Extramuros. No ato intervirá o Presidente da CEE e Bispo de Bilbao, Dom Ricardo Blázquez, para dirigir uma mensagem de saudação aos peregrinos. Também intervirá o Arcebispo de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo, com um discurso breve sobre As Bem-aventuranças.

Na Cerimônia de acolhida, em que se lerá o testemunho de um dos mártires, soarão também distintas peças musicais interpretadas pelo Coro da Catedral de Almudena de Madri e o Coro da Filarmônica Romana.

Por último, na manhã da segunda-feira 29 de outubro, terá lugar uma Missa de Ação de Graças na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado Vaticano, e concelebrada pelos bispos espanhóis em Roma. Nesta ocasião tomará a palavra o Arcebispo de Toledo e Vice-presidente da CEE, Cardeal Antonio Cañizares, quem agradecerá ao Presidente da celebração e ao Pontífice.