O Arcebispo de Toledo e Primaz da Igreja na Espanha, Dom. Antonio Cañizares Llovera, expressou sua preocupação pela reforma educativa do Governo e considerou que "embora danifique a Igreja", trata-se de uma questão contra os direitos dos cidadãos.

Depois de criticar que o texto não foi dado à Igreja, uma das partes implicadas, Dom. Cañizares assinalou que, se for como estão interpretando alguns meios, "estaria sendo atacados os direitos fundamentais da pessoa humana e isto realmente é muito grave".

"Isso nos conduziria, de fato, à condições de imposição sobre o resto dos cidadãos que seria muito perigoso para o futuro de nossa sociedade", indicou o Prelado através de um comunicado remetido pelo Arcebispado.

Dom. Cañizares assinalou que se o que se pretende é que o Ensino Religiosa Escolar fique fora, de algum jeito, do horário escolar, ou em uns horários que não sejam adequados e equiparados ao resto de matérias, isso "suporia uma dificuldade muito séria e, sem dúvida nenhuma, uma vulneração dos direitos dos pais".

"Se for assim, se não ser equiparada em todas suas conseqüências com uma matéria principal, com a possibilidade de que os pais tenham toda a capacidade para escolher, conforme a suas próprias convicções morais e religiosas, seria um cercear também aos pais em suas próprias liberdades e em seus próprios direitos", enfatizou o Arcebispo.

Sobre as duas matérias anunciadas, o Prelado disse preferir esperar a conhecer os conteúdos da matéria de Educação Cidadã e seus objetivos, assim como a de História das Religiões ou o Fato Religioso.