Sob o título de "Antes do último conclave: ‘O que lhe disse ao futuro Papa’", o vaticanista do semanário italiano L’Espresso, publica nesta sexta-feira um extenso artigo onde apresenta extensos parágrafos das memórias do Cardeal Giaccomo Biffi, Arcebispo Emérito de Bolonha, nos quais revela entre outras coisas, o que lhe disse ao futuro Papa Bento XVI na sala de espera do conclave.

O livro do Cardeal Biffi, que foi Arcebispo de Bolonha de 1984 a 2003, leva como título "Memorie e digressioni di un italiano cardinale" (Memórias e digressões de um italiano cardeal).

Segundo Magister, "nas 640 páginas do volume, o pensamento de Biffi prorrompe em plena liberdade, agudo, irônico, anticonformista"; ao ponto que "não há passagem crucial da vida da Igreja que não caia sob seu julgamento afiado e com freqüência surpreendente".

Segundo o Vaticanista, "as memórias do Cardeal Biffi são uma leitura obrigada para quem quer observar o percurso atual da Igreja de uma visão fora dos esquemas, e ao mesmo tempo autorizada. Mas são também uma leitura cativante, que aferra das primeiras páginas pelo brilhantismo da escritura, sempre sóbria e essencial".

Magister inclui em sua nota, que estará disponível em sua página Web em espanhol desde sexta-feira, longos parágrafos do livro que estará à venda a partir de 30 de outubro.

O vaticanista reporta passagens sobre João XXIII, o Concílio Vaticano II e suas recaídas, sobre o "mea culpa" de João Paulo II e, finalmente, sobre o último conclave, com o discurso completo –até agora secreto– dirigido pelo Cardeal Biffi ao futuro Papa.

Para ler o artigo nesta sexta-feira acesse em: http://chiesa.espresso.repubblica.it/?sp=y