Esta quinta-feira se apresentou no Salão Antigo do Sínodo no Vaticano, a anunciada edição do "Processus contra Templários", que  compila os documentos até agora desconhecidos do processo seguido no século XVI contra a então influente Ordem do Templo.

A obra é o terceiro volume da série Exemplaria Praetiosa, -as coleções mais significativas do Arquivo Secreto Vaticano- realizada em colaboração com a editorial Scrinium.

O livro recolhe fac-símiles dos pergaminhos originais, as atas do processo dos Templários (28 de junho 1308-1311) custodiadas no Arquivo Secreto Vaticano; enquanto em outro volume se apresenta por primeira vez  em edição crítica  a transcrição dessas atas.

A edição, limitada a 799 exemplares, já foi solicitada por colecionadores, especialistas e bibliotecas de todo o mundo.

Na apresentação de "Processus contra Templários" participaram, o Arcebispo Raffaele Farina, Arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana, o Bispo Sergio Pagano, Prefeito do Arquivo Secreto Vaticano e em qualidade de relatores os oficiais desse Arquivo Barbara Frale e Marco Maiorino, o catedrático de  Historia Medieval Franco Cardini, o arqueólogo e escritor Valerio Massimo Manfredi e o presidente do Scrinium, Ferdinando Santoro.