O Arcebispo da Guatemala, Cardeal Rodolfo Quezada Toruño, exortou hoje à população a ir às urnas no próximo 4 de novembro e votar responsavelmente para escolher ao presidente que governará o país os seguinte quatro anos.

O Cardeal manifestou estar preocupado pela falta de interesse da população para a segunda volta. "Sinto pena que haja gente que não queira votar, me causar pena que muita gente se decepcionou pelo tom que tomou a campanha, eu acredito que temos que votar", alentou e considerou que o voto para esta instância deve ser "responsável".

O Arcebispo da Guatemala comentou deste modo que deveriam haver debates entre os candidatos, pois estes seria um "bom método" para convencer aos indecisos de ir votar e divulgar os eventuais gabinetes de Governo.

Para o Cardeal Quezada, quem ganha esta eleição, tem "a obrigação de preocupar-se com as pessoas mais pobres e necessitadas da Guatemala".

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) convocou aos mais de 5,9 milhões de guatemaltecos recenseados ao segundo turno dado que no primeiro, nem Álvaro Colom nem Otto Pérez obtiveram 50% mais um dos votos requeridos para serem eleitos.