O Ex-ministro da Defesa, José Bono, declarou a TVE que "não há nenhum Governo no mundo que trate à Igreja Católica melhor que o Governo da Espanha".

Na entrevista, Bono, ex-presidente de Castilla la Mancha e futuro postulante a deputado socialista nas próximas eleições, não explicou por que saiu do Governo de Zapatero.

Entretanto, ao ser consultado sobre a possibilidade de ser católico e socialista por sua vez, Bono assinalou que "Félix Pons dizia que se fosse incompatível ser socialista e cristão, terei que fechar a metade das paróquias e a metade dos agrupamentos locais do partido. E também temos uma direita extrema que pensa que Deus tem carteira do Partido Popular. Mas não o tem".

Bono, que se declara abertamente católico praticante, também assinalou que não é "partidário de que se modifique a relação jurídica administrativa com a Igreja Católica. Creio que não há nenhum Governo no mundo que trate à Igreja Católica melhor que o Governo da Espanha. E há eclesiásticos que tratam muito mal o Governo da Espanha mas sim por razões políticas, porque gostariam que ganhasse o PP. É tão evidente que quase ruboriza pôr de manifesto a evidência".

Para Bono, "os governos têm suficientes problemas como para que se busquem outros".