Nesta quinta-feira, 25 de outubro, o Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, Arcebispo de Santo Domingo, emitirá um discurso breve que será transmitida por rádio e televisão, em que condenará energicamente as tentativas por legalizar o aborto por via legislativa na República Dominicana.

A intervenção do Cardeal López Rodríguez na rádio está programada para 5:00 p.m. -hora local- enquanto que em televisão emitirá às 7:00 p.m.

O discurso do Cardeal se centrará exclusivamente na condenação às tentativas realizados ante o congresso para legalizar o aborto ante as pressões de organismos internacionais.

A Conferência Episcopal Dominicana anunciou que o discurso breve do Cardeal será uma "peça importante" na campanha que a Igreja Católica está levando a cabo no país.

A campanha inclui multitudinárias passeatas juvenis, Missas e atividades como o acender as luzes dos veículos durante o dia, "em sinal de apoio ao direito à vida" na próxima quinta-feira.

Nesse mesmo dia numerosos católicos, incluindo sacerdotes, participarão do Congresso Nacional para dar "um abraço simbólico" ao Parlamento, que consistirá em rodeá-lo com uma corrente humana.

Finalmente, em 28 de outubro o próprio Cardeal López Rodríguez irá liderar a "Passeata pela Vida" para o Congresso Nacional, frente ao qual presidirá uma Missa ao ar livre.