De 3 a 10 de outubro, a Igreja Católica no país celebrará a Semana da Família 2004, por iniciativa da Comissão Nacional de Pastoral Familiar do Episcopado Chileno. Conforme informaram os organizadores, uma Cruz presidirá a oração e a reflexão em todos os lares do Chile, com o lema "E nos amou até o extremo" (Jo 3,16).

A Comissão explicou que seu objetivo como todos os anos é “chegar às famílias de nossa pátria, a todas as famílias, crentes e não crentes, completas e incompletas, em situações regulares e irregulares, fazendo vida as palavras de João Paulo II que nos convida a pôr ‘um empenho pastoral ainda mais generoso, inteligente e prudente...para aquelas famílias que têm que confrontar situações objetivamente difíceis’”.

Os meios são singelos e procuram que “cada família disponha de um momento de proximidade, diálogo e comunicação espiritual junto de Jesus, sabendo que como ela, muitas outras, também vivem a experiência de sentir-se ‘pequena igreja’ junto a seu rincão de oração familiar”.

Na convocatória, os organizadores expõem às famílias chilenas conversar e refletir sobre quatro perguntas:

  • Que sentido tem colocar o crucifixo em um espaço visível de nossa casa?
  • Como podemos transformá-lo em um incentivo cotidiano para assumir nosso estilo de vida como família católica?
  • Como podemos cultivar conscientemente o amor formoso em nosso lar?
  • Como podemos assumir, da cruz de Cristo, a cota de sofrimento que exige a vida familiar?

Nas diversas dioceses, haverá jornadas dedicadas à renovação das promessas matrimoniais, a chamada “ceia familiar”, encontros de crianças, encontros de jovens e uma Missa de encerramento com bênção especial para as famílias.