O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Claudio Hummes, agradeceu aos catequistas do mundo seu fiel serviço à Evangelização mediante uma carta datada em 18 de outubro, festa de São Lucas Evangelista.

"Neste primeiro ano de meu serviço ao Santo Padre, Bento XVI, na Congregação para o Clero, a qual está confiada também à catequese, desejo fazer chegar minha saudação cordial e fraterna", diz o Cardeal brasileiro; e assegura aos catequistas "meu carinho como irmãos e irmãs queridos, comprometidos na boa luta pela fé que lhes solicita freqüentemente sacrifícios heróicos, aos que, entretanto, vocês respondem com alegria e perseverança".

"Os senhores –segue a carta– são um dos sinais mais prometedores, com o qual o Senhor não deixa de nos confortar e de nos surpreender. Continuem mostrando paixão e vontade na aquisição sincera daquela fisionomia própria de professores, educadores e testemunhas da verdade para transmiti-la integralmente e fielmente ao homem de nosso tempo".

O Cardeal Hummes pede aos catequistas que "sejam capazes de fortalecer sua fé com a oração, com a formação, com a caridade. Sempre sejam alegres e diligentes para que, também através de sua obra, ‘Deus seja glorificado em tudo por Jesus Cristo. A ele seja a glória e o poder’".

O Cardeal também exortou: "a rezar e a cultivar com confiança uma relação de amor, de dedicação, de escuta e de silencio com o Senhor. Em um mundo freqüentemente sem esperança, vítima da violência e do egoísmo, que cada gesto, cada sorriso, cada palavra de vocês seja um testemunho vivente que o Senhor venceu o pecado e a morte e que o amor é possível!

"Que o Espírito do Senhor faça nova sua vida e faça crescer a comunhão entre vocês. "Que o mundo atual –que busca às vezes com angústia, às vezes com esperança– possa assim receber a Boa Nova, não através de evangelizadores tristes e desalentados, impaciente ou ansiosos, mas sim através de ministros do Evangelho, cuja vida irradia o ardor de quem tem recebido, acima de tudo em si mesmos, a alegria de Cristo, e aceitam consagrar sua vida à tarefa de anunciar o Reino de Deus e de implantar a Igreja no mundo", conclui.