O semanário 'Desde la Fe', órgão informativo da Arquidiocese do México, assinalou que a denúncia contra o Cardeal Norberto Rivera Carrera é obvio encobrimento de um sacerdote pederasta é um caso encerramento, logo depois de conhecer a falha da Corte Superior de Los Ángeles (EUA), que desprezou recentemente a acusação.

"Assim desmoronam as intenções diabólicas de quem o demandou (ao Cardeal) de um suposto complô internacional da Igreja Católica para proteger sacerdotes delinqüentes", expressou em seu editorial intitulado "Fim de uma calúnia".

O texto se referiu à denúncia de Joaquín Aguilar, quem apoiado pela autodenominada Rede de Sobreviventes de Abusos Sexuais de Sacerdotes (SNAP, por sua sigla em inglês), demandou em Los Ángeles em agosto de 2006 –e não no México– ao Cardeal Rivera, acusando-o de encobrir o sacerdote Nicolás Aguilar, a quem sindicaliza por sua vez por vários abusos sexuais.

A denúncia do "jovem mentiroso, Joaquín Aguilar e seus advogados sem escrúpulos representou um abuso contra o Cardeal, os fiéis e os mexicanos", afirmou.

'Desde la Fe' assinalou que após o sucedido, fica reformular a situação vivida e refletir se houver carências que pudessem afetar aos paroquianos, especialmente aos menores de idade.

Do mesmo modo, ao referir-se à decisão do juiz americano Eliu Berle, o editorial destacou que não se trata de um simples tecnicismo, pois se analisou minuciosamente os documentos apresentados por ambas as partes. Acrescentou que de acordo a especialistas consultados, é muito pouco provável que prospere alguma apelação contra esta sentença.

"Finalmente –e é que essa é a palavra porque na verdade marca o fim de um longo e triste processo– a autoridade não encontrou nenhum elemento para que o caso se julgasse em uma corte dos Estados Unidos e considerou que o assunto –se tivesse algum fundamento– é competência da justiça mexicana", expressou o editorial.