Como era de esperar-se, Hugo Chávez reagiu violentamente ao documento dos bispos da Venezuela sobre a reforma constitucional, e os acusou de serem "eles os moralmente inaceitáveis".

No comunicado divulgado esta sexta-feira, os bispos da Venezuela criticaram várias das reformas que propõe a atual Constituinte, declarando "moralmente inaceitáveis".

"Eles são os moralmente inaceitáveis para nosso povo, para nossa Igreja, para nós os católicos, os cristãos. Dá-nos vergonha esses bispos que temos, e se algum se considera a exceção que o diga, porque o que cala consciente", replicou o mandatário venezuelano em um telefonema propiciado ao vivo pela emissora estatal de televisão VTV e dirigida aos ativistas do autodenominado "Partido Socialista Unitário da Venezuela" (PSUV).

"Com que tristeza ouvia um bispo, a alguns bispos, mentindo ao país. Que Deus os perdoe! Por sua ignorância, por sua insensatez", insultou Chávez durante a entrevista respondida desde sua casa, onde se encontrava padecendo de bronquite.

O mandatário assinalou também que está revisando o que chamou de "Plano Revolução 2008", do qual não deu detalhes, mas qualificou que será "uma revolução dentro da revolução".

"O novo projeto do governo da revolução começa no dia em que se aprove a reforma, mas não vou adiantar nada sobre o R-2008, que apontará o aprofundamento da revolução", reiterou.

Chávez voltou a acusar os bispos de "golpistas" e de serem responsáveis pelo "massacre contra o povo"; e confirmou que no próximo 2 de novembro presidirá o congresso institucional do PSUV.