O Papa Bento XVI nomeou ao Pe. Valentín Reynoso Hidalgo, M.S.C., Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Santiago dos Cavaleiros na República Dominicana.

O Pe. Valentín Reynoso Hidalgo, M.S.C., nasceu em Nagua (Diocese de São Francisco de Macorís) em 16 de dezembro de 1942. Realizou seus estudos primários e secundários no seminário menor dos Missionários do Sagrado Coração; realizou seus estudos de Filosofia no Seminário Maior Santo Tomás de Aquino de Santo Domingo, na Universidade Católica "Mãe e Mestra" em Santiago, e a teologia no Seminário Santo Tomás de Aquino.

Ingressou na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, emitindo seus votos perpétuos em 8 de setembro de 1975. Foi ordenado sacerdote em 8 de novembro de 1975.

Licenciou-se em Educação na Pontifícia Universidade Católica "Mãe e Mestra" e a licenciatura em Espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana (1982-1983).

Em sua congregação, desempenhou-se como Diretor da Pastoral Vocacional; Diretor da Fraternidade do Coração de Jesus; Superior do Centro Vocacional; Superior da região de Nagua; Superior do Centro; Superior da região de Santo Domingo; Mestre de Noviços; Membro do Conselho Provincial; Vigário Provincial.

Foi Pároco de "Santa Maria" na missão de Curaçao e de "Nossa Senhora do Sagrado Coração" e "Divino Menino" em Santo Domingo.

Atualmente se desempenhava como Pároco da Paróquia-Santuário de "Nossa Senhora de Altagracia", em Santiago dos Cavaleiros.