O Papa Bento XVI nomeou este sábado o economista mexicano Luis Ernesto Derbez Bautista, de 60 anos, membro ordinário da Pontifícia Academia de Ciências Sociais.

Derbez Bautista é atualmente Presidente do Centro de Globalização e Democracia do Instituto Tecnológico de Monterrey (Cidade do México).

O economista nasceu no México em 1º de abril de 1947. Licenciado pela Universidade autônoma São Luis Potosí, começou sua carreira como economista no World Bank IBRD, onde foi responsável por várias áreas regionais.

No ano 2000 foi nomeado conselheiro de economia e coordenador de assuntos econômicos do Presidente eleito do México e em 2003 foi nomeado Secretário de Estado para Assuntos Exteriores. Durante seu cargo inspirou e promoveu os dois congressos organizados no México em colaboração com a Pontifícia Academia das Ciências Sociais sobre "Globalização e Justiça Internacional" (2004) e "Migração Internacional" (2006).

O Professor Derbez foi catedrático de diversos institutos e universidades no México e nos Estados Unidos; e foi Vice-reitor da Universidade das Américas em Puebla.