Dom. John Foley, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, anunciou nesta quarta-feira o tema eleito pelo Papa João Paulo II para a Jornada Mundial das Comunicações de 2005: “Os meios de comunicação a serviço do entendimento entre os povos”.

O anúncio do tema efetua-se tradicionalmente em 29 de setembro, festividade dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, sendo este último o padroeiro dos trabalhadores de rádio.

O Arcebispo Foley afirmou em um comunicado que o tema “reflete o desejo do Papa de que a mídia contribua para um diálogo autêntico e  um conhecimento recíproco entre os povos, que levem a compreensão, à justiça e a uma paz duradoura”.

O Prelado norte-americano recordou além que “A Jornada Mundial das Comunicações é o único ato no âmbito mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II”, como se lê no documento “Inter Mirifica” de 1963. “celebra-se na maior parte dos países no domingo antes do Pentecostes”, que o ano que vem será 8 de maio.

Tradicionalmente, a mensagem do Santo Padre para a Jornada Mundial das Comunicações se publica em 24 de janeiro, festividade de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. As conferências episcopais e as  dioceses têm assim o tempo necessário para preparar o material necessário para celebrá-lo tanto nacional como localmente”.