Os pais cristãos devem levar a Deus aos jovens inculcando as virtudes e esperanças do Evangelho, uma tarefa que não só corresponde as catequese das paróquias, mas também às famílias, afirmou um artigo publicado na Revista Vitral, do Centro de Formação Cívica e Religiosa da Diocese de Pinar del Río (Cuba).

"As famílias cristãs não devem nunca cair na desesperança, nem no descuido da formação nas virtudes e valores do Evangelho em nossos filhos, tarefa que não só corresponde à catequese nas Igrejas, porque a nós como famílias, nos cabe sermos as Igrejas domésticas, o espelho visível do invisível Amor de Deus", assinalou o texto, assinado por Alina Cabrera Llanos.

O texto recordou que é na adolescência quando os filhos começam "a questionar muitas coisas e os pais cristãos devem estar bem preparados", para que achem as respostas no lar e não em outros lugares onde poderiam ser confundidos.

Temas como a sexualidade, os bens materiais e o amor, devem ser abordados pelos pais através de uma relação de amizade, para que os filhos "sejam capazes de aproximar-se" sem medo à repreensão e mas bem procurando o conselho.

"Também temos que estar preparados para dar uma resposta coerente com nossa fé, uma explicação convincente, e cheia de amor, que só se obtém com a oração, a leitura e a meditação da Palavra de Deus", acrescentou.

O artigo afirmou que com este atuar "não só estaremos fazendo a nossos filhos um grande bem, mas também na medida em que consigamos formá-los, através deles mesmos, Deus conseguirá chegar aos lugares, onde talvez, mais necessite nosso povo de Sua presença".