O Reitor Emérito da Pontifícia Universidade Gregoriana e futuro Cardeal, Pe. Urbano Navarrete, indicou que recebeu ao receber a notícia de sua criação cardinalícia "a primeira reação que tive quando fiquei sozinho" foi "pensar que tinham estragado a velhice porque eu acreditava que estava para o descanso, embora tenha a cabeça muito clara e sigo trabalhando".

"Apesar de que os anos me pesam" estou "muito bem" assinalou o reconhecido canonista ao assistir à apresentação de seu livro Direito matrimonial canônico na Faculdade de Teologia São Damaso na Espanha.

Depois de assegurar que é "colaborador do Papa", o Pe. Navarrete manifestou que "quererão aproveitar as energias que ficam para o serviço da Igreja" pois toda "minha vida estive a serviço da Santa Sé e da Cátedra, e com o Santo Padre atual trabalhei muitas vezes em comissões de Santo Oficio".

O futuro Cardeal afirmou que quando lhe deram a notícia da nomeação sentiu um "completo atordoamento" e "me veio ao pensamento a Diocese de Teruel, já que sem dúvida alguma supõe uma honra para a Diocese, para minha família e para meu povo".

O Pe. Urbano Navarrete nasceu na Camarena de la Serra – Teruel (Espanha) em 1920, cidade que há dois anos lhe dedicou uma rua junto a casa onde nasceu.