O Arcebispo do São Paulo e futuro Cardeal, Dom Odilo Pedro Scherer, assegurou estar muito "feliz e agradecido" e "ao mesmo tempo sereno e humilde, consciente do significado deste chamado a servir à Igreja", logo depois de inteirar-se de sua nominação para receber o capelo cardinalício.

O Prelado assinalou que esta nomeação é um reconhecimento do Santo Padre a sua Arquidiocese e por isso disse estar "feliz por São Paulo, me alegro com a diocese por esta distinção".

Depois de indicar que conheceu sua nomeação quando recebeu recentemente à visita do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Scherer afirmou que espera ser mais solicitado pelos fiéis. "Daqui em diante espero receber mais trabalho" e "com segurança haverá mais solicitação para que intermediei situações", asseverou.

Agora cabe a mim "colaborar mais estritamente com o Papa nas questões referentes a respeito da vida da Igreja não só em São Paulo, mas também de maneira geral em todo mundo", assegurou o Arcebispo.

Por sua parte a Conferência Nacional de Bispo do Brasil (CNBB) manifestou sua "alegria" pela nominação do Dom Odilo Scherer como Cardeal e indicou através de um comunicado que esta distinção "honra a Arquidiocese de São Paulo e enaltece toda a Igreja no Brasil".

"Ao distinguir Dom Odilo Scherer com tamanha dignidade, o Papa manifesta o reconhecimento das virtudes da devota dedicação e amor do Arcebispo a Cristo e à Igreja, e também confirma seu carinho e atenção ao Brasil", indicaram os Prelados.

Dom Odilo Pedro Scherer substituiu como Arcebispo de São Paulo em março ao Cardeal Claudio Hummes, atual prefeito da Congregação para o Clero do Vaticano. É conhecido por seu importante trabalho como mediador em situações políticas e religiosas quando atuou como secretário geral da CNBB. Além disso foi o anfitrião do Papa Bento XVI quando visitou o Brasil em maio passado.