Na mensagem enviada nesta sexta-feira ao Arcebispo Angelo Bagnasco, Presidente da Conferência Episcopal Italiana, por ocasião da 45º Semana Social dos Católicos Italianos, assinalou que a defesa da vida e da família não é um valor "católico" mas sim humano.

O Pontífice enviou a mensagem ao evento há 100 anos de realizar-se e que se vem desenvolvendo em Pistoia e em Pisa de 18 a 21 de outubro e cujo tema é: "O bem comum hoje: um compromisso que vem de longe".

O Santo Padre afirmou que o bem comum é um tema que "mantém intacta sua atualidade" e que "deve ser considerado e promovido também no contexto das relações internacionais". 

"Precisamente pelo fundamento social da existência humana, o bem de cada pessoa resulta naturalmente inter-relacionado com o bem de toda a humanidade", adicionou.

Bento XVI recorda que a tarefa própria dos laicos é "trabalhar por uma justa ordem na sociedade e cooperar e configurar retamente a vida social, segundo as competências de cada um e sob a própria responsabilidade autônoma".

O Papa destaca também a importância da questão antropológica, que corresponde "ao respeito da vida humana e à atenção que terá que emprestar às exigências da família fundamentada no matrimônio entre um homem e uma mulher".

"Não se trata de valores e princípios somente ‘católicos’, mas sim de valores humanos comuns que terá que defender e proteger, como a justiça, a paz e a salvaguarda do criado", destacou o Pontífice.

Referindo-se depois aos problemas que o trabalho ocasiona nas famílias e nos jovens, o Santo Padre escreve que "quando a precariedade do trabalho não permite aos jovens construir uma família, o desenvolvimento autêntico e completo da sociedade resulta comprometido seriamente".

O Papa volta a convidar os católicos italianos a responder a estes desafios "não com uma retirada renunciatária em si mesmos, mas sim com um dinamismo renovado, abrindo-se com confiança às novas relações e sem deixar de lado as energias capazes de contribuir ao crescimento moral e cultural".