A Igreja no México vem celebrando o 17° Encontro Nacional de Pastoral de Comunicação Social sob o lema: O Espírito Missionário do Comunicador e que reúne mais de 150 laicos e sacerdotes das 16 províncias eclesiásticas do país.

O evento, que vai de 15 a 19 de outubro, foi inaugurado pelo Presidente e o Vocal da Comissão Episcopal para a Pastoral da Comunicação Social, Dom Teodoro Enrique Pino Miranda e Dom Francisco Javier Chavolla, respectivamente, na Arquidiocese de Hermosillo.

Do encontro participam "dos editores do mais singelo boletim até quem em suas igrejas particulares contam com sistemas de televisão ou notáveis sites", informou a ACI Digital o membro da Comissão Diocesana de Comunicações de Mexicali, Pe. Germán Orozco Mora, da Arquidiocese de Tijuana. "A Igreja compartilha as provocações e experiências no campo dos modernos meios de comunicação", adicionou.

Em seguida indicou que a notícia mais importante do evento é o próximo lançamento "do portal Centro Católico Multimídia que manterá conectada a toda Igreja mexicana através da Internet". "Todas as diocese terão a possibilidade de unir-se a este serviço gratuito" onde "poderão subir seus jornais, boletins, programas de rádio, televisão, e quanto favoreça a evangelização e comunicação eclesiástica", asseverou o Pe. Orozco.

Além disso os participantes apresentaram seus novos projetos, entre os que destaca o boletim Emaús da diocese de Irapuato a cargo do Pe. Jesús Flores.

Também as autoridades de região se mostraram seu comprazidos com a realização do evento, tanto o Prefeito de Hermosillo, Ernesto Gándara, como o Governador de Sonora, Eduardo Bours Castelo, quem participou da boa-vinda aos participantes e recordou "a importância na atualidade de manter a comunicação com todas as instituições , a família e a comunidade".