Um dos orgulhos do estado de Califórnia é ter implementado agressivos programas de "educação sexual" em 96% de suas escolas públicas. Entretanto, as últimas cifras revelam que 1,1 milhões de jovens "instruídos" contraíram alguma doença sexualmente transmissível (DST) apenas no ano 2005, e se estima que atualmente um a cada quatro jovens californianos padece algum destes males.

O estudo, publicado na Revista de Promoção Sanitária da Califórnia, informa que estas cifras são dez vezes maiores às estimadas pelos analistas. As DST mais comuns entre os jovens de 15 a 24 anos de idade são clamídia, gonorréia, sífilis, vírus do papiloma humano e AIDS.

Segundo Chris Weinkopf, um dos editores de Los Angeles Daily News, estas cifras não se devem à falta de educação sexual centrada em métodos anticoncepcionais ou preservativos, pois estes programas estão amplamente difundidos no estado. Califórnia tem proibido por lei a difusão de programas de educação sexual apoiados apenas na abstinência.

Para Linda Klepacki, analista em temas de saúde sexual do Focus on the Family Action, as cifras não surpreendem.

"Califórnia insistiu em difundir uma educação sexual apoiada na anticoncepção em todas suas escolas. Esperam que os adolescentes sejam sexualmente ativos. Não elevaram seu padrão de saúde à abstinência. É claro que Califórnia apóia a atividade sexual dos adolescentes e que as taxas das DST explorarão naturalmente com estas políticas", indicou.

Segundo LifeSiteNews.com, outro fator desta explosão é a introdução da pílula do dia seguinte, já que a Califórnia foi um dos primeiros estados em permitir sua venda sem prescrição e sem limite de idade.