O Servo de Deus, Pe. Manuel Gómez González, sacerdote diocesano nascido na Espanha, será beatificado este 21 de outubro no Santuário de Nonai, Rio Grande do Sul; em uma cerimônia a qual participará uma delegação da diocese espanhola de Tui-Vigo, liderada pelo Vigário Geral, Jesús Gago Blanco.

O futuro beato nasceu em 29 de maio de 1877 na paróquia de São José de Ribarteme - As Neves (Pontevedra). Estudou no Seminário de Tuy e foi ordenado sacerdote em 24 de maio de 1902.

Em 1905 foi enviado a Braga (Portugal), até que devido à forte perseguição religiosa, transladou-se a Rio Grande do Sul (Brasil) em 1913. Nesta cidade realizou um árduo trabalho pastoral nas paróquias de Solidão e de Nonai. Também se dedicou à construção de escolas, moradias, oficinas, etc.

Posteriormente, o bispo local pediu atender às comunidades do Alto Uruguai. Foi em uma de suas visitas às cidades de Feijão Miúdo, em Três Passos, que o sacerdote, junto a seu coroinha, Adilio Daronch, de 15 anos, caem em uma emboscada de soldados anticlericais.

Assim, em 21 de maio de 1924, logo depois de serem atados a uma árvore e maltratadas, seus captores os assassinados a tiros.

Em 3 de maio de 1956 os restos de ambos os mártires foram exumados e levados ao Mausoléu da Capela dos Mártires, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Luz em Nonai.