O Bispo de Iguazú (Argentina), Dom Marcelo Martorell, decidiu substituir o controvertido titular da Pastoral Social e do Cáritas Diocesana, Carlos Di Marco, que compete como candidato a vice-governador pelo esquerdista "Frente da Dignidade" na província.

O Bispo decidiu pôr fim à relação tirante que mantinha com Di Marco, um funcionário laico que tinha administrado a Pastoral Social e o Cáritas diocesano segundo seu critério ideológico, e tinha criticado o Bispo desde que este assumiu a diocese e empreendeu uma linha pastoral de renovação evangelizadora.

Di Marco, que participa ativamente de uma campanha política e que não economizou ataques à Igreja e a Dom Martorell, reagiu duramente à carta em que o Bispo agradece seus serviços e solicita que entregar as chaves do local da Pastoral Social, assim como toda a documentação relevante.

O militante político não só rechaçou o agradecimento do Bispo, mas também o comparou gratuitamente com o sacerdote Von Wernich, recentemente condenado a cadeia perpétua por cumplicidade em delitos cometidos na ditadura. "Martorell igual a Von Wernich pertence à Igreja perseguidora de militantes populares", disse Di Marco após conhecer seu deslocamento.

As queixas do homem que controlou a Pastoral Social da diocese não impediram entretanto sua efetiva substituição, acontecida nesta quarta-feira.

Dom Martorell designou a dois novos colaboradores, Hugo René Esnarriaga, e Ángel Lietes, que assumem respectivamente os cargos de Pastoral Social e Cáritas.

O Pe. Gastón Gatino, economista da diocese, explicou que a decisão de separar a Di Marco de seu lugar de gestão social, "foi consensuada e votada por 15 delegados episcopais" que por unanimidade acompanharam uma proposta de Martorell.