O Papa Bento XVI se reuniu esta manhã por cerca de 40 minutos com a Presidente do Chile, Michelle Bachelet, com quem abordou os temas da vida e a família, que se encontram no centro do debate político e de valores no Chile.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, "durante a conversa, desenvolvida em um clima de cordialidade, intercambiaram-se informações sobre a situação sócio-política do Chile e seu papel na América Latina. Também se confrontaram temas de interesse comum, como a vida humana e a família, a educação, os direitos humanos, a justiça e a paz e outras questões de destaque em âmbito internacional".

Além disso, "reafirmou-se igualmente a contribuição positiva da Igreja Católica na sociedade chilena, sobre tudo no setor social e educativo".

A audiência se celebrou na Biblioteca privada do Papa e, depois da mesma, saudaram o Pontífice o séqüito que acompanhava à mandatária chilena; entre quem estava os presidentes do Senado, Eduardo Frei, da Corte Suprema, Enrique Tapia, e da Câmara de Deputados, Patricia Walker.

O longo séqüito da Presidente incluía o Ministro de Exteriores chileno, Alejandro Foxley, a filha da presidente Bachelet, Sofía, e a índia mapuche Isolde Reuque.

A Presidente Bachelet deu de presente ao Papa uma escultura que representa a festa de Cuasimodo, uma dos eventos religiosos mais típicos do Chile, assim como um livro sobre quarenta Igrejas chilenas. O Papa, por sua vez, deu de presente a Bachelet a medalha do Pontificado em ouro.

Depois de entrevistar-se com o Papa, Bachelet se reuniu com o Secretário de Estado Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone.