A organização E-Cristians anunciou que apresentará um recurso litigioso administrativo para que se suspenda a distribuição de folhetos "informativos" que alentam as relações sexuais ao promover o uso de preservativos entre estudantes a partir de seis anos de idade.

Em seus conteúdos, os folhetos "Fés-te'l teu" e "Comigo também acontece... E com você?" difundidos pela Generalitat de Catalunha, definem "posições morais e religiosas que tal e como estabelece a Constituição Espanhola em seu artigo 27.3 e a jurisprudência do Tribunal Europeu de Direitos humanos corresponde aos pais velar para que seus filhos recebam de acordo com suas próprias convicções", recordou o grupo.

Segundo E-Cristians, "os folhetos fazem uma pedagogia sanitária contrária aos critérios estabelecidos pelo ONUSIDA e o Consenso Lancet que estabelece que a prevenção deva fundamentar-se necessariamente em três fatores: a) atraso na manutenção da primeira relação sexual; b) fidelidade ao casal; e c) preservativo. Os folhetos só contemplam o último dos citados fatores".

"Lamentamos que uma vez mais os poderes públicos atuasse contra direitos e princípios constitucionais que eles mesmos deveriam garantir e que além disso figuram no Título I do Estatuto de Autonomia da Catalunha", indicou.