A autodenominada "Resistência Civil Pacífica" que perseguia a Igreja Católica depois da derrota do candidato do Partido da Revolução Democrática (PRD) Andrés Manuel López Obrador, anunciou que deixará de organizar manifestações violentas frente à Catedral metropolitana contra o Cardeal Norberto Rivera Carrera.

Gerardo Fernández Noroña, porta-voz do grupo de revoltosos que interferiram com a celebração da Eucaristia na Catedral da cidade capital durante meses, anunciou que "é uma decisão desse organismo político suspender seus protestos" em contra do suposto "ativismo político" do Cardeal.

Ante os "piqueteiros" reunidos no Hemiciclo a Juárez, Fernández Noroña assinalou -logo depois da dura crítica da imprensa local- que o objetivo da "resistência" não é a Igreja Católica, mas sim fazer uma "marcação pessoal" a quem chama o "usurpador", o Presidente Felipe Calderón.

Na semana passada, o Cardeal Norberto Rivera denunciou que simpatizantes de López Obrador tinham o agredido abordo de sua caminhonete e solicitou às autoridades do governo federal e da cidade reforçar a segurança fora da Catedral.

Porta-vozes do Cardeal revelaram também que o Cardeal recebeu ameaças de morte, e acusaram diretamente o PRD das mesmas.