Representantes da família claretiana de todo o mundo, autoridades eclesiásticas e civis da Catalunha (Espanha) se reunirão em Sallent nos dias 20 e 21 de outubro para inaugurar as celebrações pelo bicentenário do nascimento do Fundador dos Missionários Claretianos, Santo Antonio Maria Claret.

O programa de atos abrirá no sábado, dia 20, com a inauguração da Casa Claret e da exposição permanente sobre a vida e a obra do santo Fundador.

No domingo, dia 21, acontecerá a inauguração oficial do Ano Claret, que começará com a visita à Casa Claret e continuará ao meio-dia com a celebração da Eucaristia Presidida pelo Bispo de Vic, Dom. Romà Casanova, na igreja Paroquial de Santa Maria de Sallent.

Em seguida, os familiares do padre Claret farão a oferenda floral ao monumento de Santo Antonio Maria Claret.

O Ano Claret, que concluirá em outubro de 2008, têm como objetivo divulgar a figura do santo e seu rastro na Catalunha mas também no Estado espanhol e no mundo inteiro.

Antoni Claret i Clarà nasceu em Sallent em 23 de dezembro de 1807. Seu devocionário "Caminho reto" é um dos livros, em língua catalã, mais editados depois da Bíblia.

Mais de 150 povoados da Catalunha e mais de uma centena de povos de toda a Espanha escutaram sua voz. Seu estilo recebeu louvores do grande Jaime Balmes e a admiração do grande poeta catalão Verdaguer. Nas Canárias e em Cuba deixou um rastro que ainda hoje é evidente.

Nas palavras do Pe. Màxim Muñoz, Provincial dos Missionários Claretianos da Catalunha, "o Ano Claret se celebra em agradecimento e comemoração a um homem que tanto contribuiu ao crescimento humano e espiritual de nosso povo, assim para descobrir também sua pessoa à sociedade".

O Pe. Claret é patrono dos tecedores, da Academia de Belas Artes de Barcelona e das Caixas de Economia.

Foi também Arcebispo de Santiago de Cuba e confessor da Rainha Isabel II. "Mas, sobre tudo -destaca Muñoz- foi um homem do povo, querido por este por sua simplicidade e proximidade. Sua coerência de vida evangélica, sua palavra viva e entendedora, falada e escrita, e sua criatividade marcaram e continuam marcando a muitas pessoas, instituições e projetos".

As principais atividades do Ano Claret podem consultar na página www.anyclaret.org