O Arcebispado do México considerou "justa" e "objetiva" a sentença que despreza a demanda apresentada contra o Cardeal Norberto Rivera Carrera em uma corte em Los Ángeles, Estados Unidos.

Joaquín Aguilar, apoiado pela autodenominada Rede de Sobreviventes de Abusos Sexuais de Sacerdotes (SNAP, sua sigla em inglês), demandou em Los Ángeles em agosto de 2006 -e não no México- ao Cardeal Rivera, acusando o de encobrir o sacerdote Nicolás Aguilar a quem acusa por sua vez de vários abusos sexuais.

Assim o indicou a EFE o Pe. Hugo Valdemar, porta-voz da Arquidiocese Primaz do México, quem considerou que esta sentença "coincide com o que viemos afirmando ao longo de um ano: o Cardeal é inocente das imputações muito dolosas que vieram fazendo".

Ao desprezar a demanda o juiz do Tribunal Superior de Los Ángeles, Elihu Berle, assinalou que o Cardeal não podia ser declarado culpado nos Estados Unidos porque o demandante carecia de provas suficientes contra ele, conforme indicam fontes judiciais americanos.

Para o sacerdote, neste caso o juiz Berle "chegou à conclusão de que não houve conspiração". Além disso, manifestou que embora esta sentença possa ser apelada, o veredicto em segunda instância também deve ser favorável novamente.

O Pe. Valdemar também comentou que foi positiva a "análise meticulosa" que fez o juiz das provas apresentadas por ambas as partes.

Ao falar do sacerdote Nicolás Aguilar, o Pe. Hugo Valdemar disse que "tem o dever moral" de apresentar-se ante a justiça do México e esclarecer os fatos "para tirar as suspeitas de que a Igreja o protege".