Ao dedicar a Audiência geral desta quarta-feira a Santo Eusébio de Vercelli, o Papa Bento XVI recordou que a escala de valores do cristão provém de Cristo, não dos "imperadores" de hoje.

Ante mais de 30.000 fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Santo Padre destacou a figura do santo nascido na Cerdeña (Itália), no início do século IV, que se educou em Roma e foi eleito Bispo de Vercelli em 345.

Santo Eusébio se dedicou com grande empenho à evangelização das regiões rurais, em grande parte pagãs, e fundou uma comunidade sacerdotal inspirada  no modelo monástico, da qual brotaram importantes bispos e santos.

Eusébio, recordou o Pontífice, "formado solidamente na fé nicena, na fé do Deus trinitário", explicou o Papa, defendeu "a plena divindade de Jesus Cristo" frente à política fio arriana do imperador Constancio, para quem a fé arriana era "politicamente mais útil". Esta atitude valeu o desterro, primeiro a Palestina e posteriormente a Capadocia e Tebaida.

Não obstante, o Bispo manteve sempre laços epistolares com a comunidade de seus fiéis, e em suas cartas pede que "saúdem também àqueles que estão fora da Igreja e que se dignam nutrir por nós sentimentos de amor", disse o Santo Padre, e adicionou que "era evidente que a relação do Bispo com sua cidade não se limitava aos cristãos, mas sim se estendia também àqueles que de alguma forma reconheciam sua autoridade espiritual e amavam este homem exemplar".

Quando o imperador Juliano o Apóstata sucedeu Constancio, Eusébio pôde retornar a sua pátria. Educou o clero de sua diocese na "observância das regras monásticas,  embora vivessem em meio à cidade", porque "o Bispo e o clero deviam compartilhar os problemas dos cidadãos de forma acreditável", cultivando ao mesmo tempo "uma cidadania diversa: a do céu". Dessa forma, destacou Bento XVI, construíram "uma solidariedade comum".

O Papa Bento XVI destacou que "o pastor e os fiéis da Igreja estão no mundo, mas não são do mundo. Por isso, os pastores devem exortar a seus fiéis a não considerar as cidades do mundo como sua morada estável mas sim a procurar a definitiva Jerusalém celestial".

"Esta decisão –adicionou- permite aos pastores e aos fiéis proteger a escala justa de valores, sem dobrar-se jamais às modas do momento e às injustas pretensões do poder político".

"A autêntica escala de valores  não procede do imperador de ontem ou de hoje, mas sim de Jesus Cristo, o homem perfeito, igual ao Pai na divindade e homem como nós. Por isso, Eusébio recomenda sempre a seus fiéis ‘custodiar com especial esmero a fé, manter a concórdia e ser assíduos na oração’", disse o Santo Padre.

"Também eu lhes recomendo de todo coração estes valores perenes", concluiu.