Mediante um enérgico comunicado, os bispos do Equador denunciaram o lamentável roubo da Custódia, coroa, cetro, e manto da Virgem do Museu da Diocese de Riobamba.

Segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira, os bispos assinalam que o grave furto "põe de manifesto uma vez mais o estado de insegurança que vive o País e a pouca vigilância na proteção do Patrimônio Artístico Nacional".

"Certo que o roubo foi perpetrado por pessoas de pouca fé e muito ávidas por dinheiro", diz o comunicado da Conferência Episcopal Equatoriana, que faz "um chamado aos diferentes organismos e instituições nacionais para somar esforços na proteção do Patrimônio Cultural do País".

"Confiamos que a Polícia Civil Nacional, que comprometeu seu trabalho profissional para impedir que estes bens preciosos possam sair do país tenha êxito e conte com a colaboração da cidadania a qual está interessando na busca e denúncia dos objetos roubados e de seus autores".

Os bispos agradecem "o interesse das autoridades e do povo de Riobamba que levou a sério esta situação e invocamos, com todo o povo católico, a ajuda de Deus para obter a recuperação de tão valiosos e venerados Objetos Sagrados".