O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco, presidirá amanhã, quarta-feira, 17 de outubro, uma solene Eucaristia na Catedral da Almudena, para preparar a cerimônia de beatificação dos 232 mártires do século XX que morreram em Madri. A Missa começará às 20:00 horas.

No domingo passado, o Cardeal fez umas declarações no Informativo diocesano da Popular TV, nas quais afirmava que os 498 mártires que serão beatificados no dia 28 de outubro na Praça de São Pedro de Roma são "um exemplo de testemunho do amor a Cristo e de entrega da vida por Ele, e um testemunho também de uma juventude que não duvidava, não vacilava na hora de dar o "sim" a Cristo. Poderiam ter negado sua fé, mas não o fizeram. Nenhum deles".

Por isso, acrescentou, estes mártires são "um exemplo de como tem que ser testemunha de Cristo" e "que vale a pena conhecer esse Cristo mais a fundo, tal e como eles o conheceram". E é aquele, explicou, "que conhece Cristo, ama-O. E lhe entrega a vida. E nunca se equivoca. E certamente tampouco se equivoca se quiser que sua vida seja de algum modo fecunda para seus irmãos".

"Eles são intercessores para nós neste momento da história da Espanha. Intercessores para que ao final de seu último minuto de vida que foi o oferecer perdão, oferecer reconciliação, seja semente que atesoura no coração e na consciência da sociedade espanhola", assinalou.

"A eles temos que pedir que intercedam pela Espanha, por Madri, para que esse bem do perdão, da reconciliação, para que haja paz, consolide-se, não se veja ferido, não se veja quebrantado pelas circunstâncias da Espanha atual", concluiu.