O Secretário Geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Pe. Juan Antonio Martínez Camino, descreveu em Valência o cristianismo como "o remédio para as expressões patológicas da religião".

Conforme informa a agência AVAN, o sacerdote fez esta afirmação durante o encerramento do 50° Encontro de Universitários Cristãos, celebrado na Universidade Católica de Valência "São Vicente Mártir", com uma conferência sobre "As patologias da religião".

Entre estas patologias, o presbítero incluiu o fanatismo, o fundamentalismo e o integrismo religioso que leva a violência e ao terrorismo. "Mas também são patologias da religião as superstições, o adivinhação e o mágico que acabamos vendo em alguns programas de televisão, assim como uma religiosidade pseudomística que entende que tudo é sagrado", precisou.

Para o Pe. Martínez Camino, esta "volta ao religioso" pode ser entendida "como reação a uma expulsão da verdadeira religião do coração dos seres humanos, como reação frente ao niilismo materialista". O cristianismo é "a religião verdadeira, capaz de evangelizar a cultura atual", destacou.

Depois de indicar que o cristianismo "desde o começo dialogou com a filosofia grega e a ilustrou", o sacerdote espanhol manifestou que na atualidade "no Ocidente há uma filosofia que se pretende como oficial como é o materialismo evolucionista" e expôs a pergunta de se for "razoável" pensar que a razão "provém da matéria, do irracional".

A isto, o cristianismo responde que não, "porque a princípio estava o logos, não a matéria irracional; um logos que vem ao mundo solidário com os perdidos e com os que morrem", particularizou o Secretário Geral do Episcopado espanhol.