O Instituto de Política Familiar (IPF) e a Associação de Profissionais pela Ética da Catalunha (PPE) denunciaram que os guias publicados conjuntamente pelos Departamentos de Saúde e Educação, e a Secretaria de Juventude do Departamento de Ação Social e Cidadania da Generalitat da Catalunha promovem a promiscuidade, a homossexualidade e a sexualidade irresponsável.

O Presidente do IPF, Liberto Senderos manifestou seu rechaço aos guias intitulados "Também acontece comigo… E com você?", dirigido a crianças de 10 e 11 anos, e "Faça-o teu!", destinado a adolescentes entre 12 e 16 anos, pois com eles a Generalitat "continua com a mesma postura de suplantar o direito dos pais a educar seus filhos de acordo com suas convicções".

Quanto ao primeiro guia, Senderos assinalou que fala de "homossexualidade; as práticas sexuais orais; masturbação, considerada uma conduta normal" ou a "promoção do preservativo como único meio de prevenção de gravidezes e doenças sexualmente transmissíveis" e adicionou que se continua com a mesma política "apesar de que apenas serviu para incrementar os gravidezes e doenças sexualmente transmissíveis dos menores na Catalunha".

Esta campanha "esconde uma concepção da sexualidade que foge qualquer idéia de responsabilidade, estabilidade ou compromisso, e que esta muito afastada da mesma existência da família e o alto valor em que a têm os catalães", assegurou Senderos.

Depois de assinalar que quer chegar a crianças cada vez menores "coisa que apenas servirá para avançar na idade de início de relações sexuais", o Presidente do IPF criticou o grande gasto que supõe a publicação destes textos "em lugar de destinar este dinheiro a incrementar as ajudas à família, que continuam na fila da Europa".

Por sua vez Novella considerou que La Generalitat quer doutrinar às crianças e adolescentes em uma sexualidade irresponsável e por isso se fez "uma edição de 400 mil exemplares que serão distribuídos de maneira indiscriminada no âmbito escolar" sem "levar em conta a opinião dos pais e mães dos menores".

Em seguida o Presidente do PPE afirmou que o guia dirigido aos jovens de 12 a 16 anos defende a "fala da orientação sexual, recolhendo a ideologia de gênero" e concordou com Senderos ao indicar que se "oferece aos menores a possibilidade de receber informação sexual à margem dos pais" e "facilita entre as webs de consulta", a da Coordenadora de homossexuais e lésbicas.

Finalmente Novella fez um chamado aos pais e à sociedade para que "protestem contra esta iniciativa, claramente manipuladora e intervencionista". Senderos por sua vez convocou às famílias e as entidades para que se "mobilizem contra esta campanha".