O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli, assinalou hoje durante a videoconferência inaugural do III Congresso Latino-americano e Caribenho de Comunicação, que se celebra na cidade equatoriana de Loja, os desafios para os comunicadores católicos entre os que destacou "a formação para não seranalfabetos funcional’".

O Arcebispo Celli destacou como provocações a assumir com urgência a "inculturação do Evangelho na sociedade da informação", "a harmonização entre as diversas e inumeráveis iniciativas eclesiásticas", "a formação para não ser ‘analfabetos funcional’ ignorando o alfabeto da linguagem de hoje, administrado perfeitamente por crianças e jovens"; "a informação, que evite as deformações informativas sobre a Igreja e sua mensagem"; a "inclusão de nossos irmãos e irmãs menos favorecidos; e a Identidade".

Em sua intervenção, Dom Celli assinalou que "exercer uma cidadania responsável dos meios de comunicação social nesta sociedade da informação supõe fazer uma verdadeira opção por servir à verdade, a liberdade autêntica, ao bem comum e à paz. Por isso é vital para os comunicadores desta nova geração comunicar os valores cristãos -que não são contradizem no mais mínimo com os valores humanos- e que encontram em cada momento histórico novas formas de expressão".

"Nossa fidelidade ao Evangelho, como comunicadores cristãos, exige-nos proclamar em todos os areópagos públicos e privados do mundo de hoje, e desde todas as instâncias da vida e missão da Igreja, a verdade sobre o ser humano e a dignidade de toda pessoa". Por isso, continuou, devemos ser conscientes que o ‘êxito de nossos projetos’ não pode medir-se com os parâmetros dos raitings a qualquer custo; os interesses privados ou ideologias pernoitadas que distraem a boa prática da ética e o profissionalismo que as pessoas esperam de nós".

Dirigindo-se aos participantes no concurso, o Presidente do Pontifício Conselho destacou a necessidade de "manter uma identidade cristã madura em nossa forma de comunicar e de procurar a Verdade".

Do mesmo modo, o Arcebispo assinalou que "as novas formas de pobreza, de exclusão e marginalização do ecossistema comunicativo no qual existimos nos interpelam a dar respostas como ser comunicadores hoje", e constatou que "como comunicadores estamos todos chamados a procurar e a defender a Verdade que dignifica a pessoa humana".

Esta terceira edição do congresso é organizada pela Organização Católica Latino-americana e Caribenha de Comunicação (OCLACC) e a Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL).