A organização Christian Newswire (CN) denunciou a tendenciosa e imprecisa informação que a jornalista Nicole Winfield da Associated Press (AP) divulgou em um artigo sobre a investigação de células-troco, logo depois que o Papa Bento XVI se referisse o tema ao receber ao novo Embaixador da Coréia do Sul ante a Santa Sé.

No artigo publicado pelo AP no dia 12 de outubro, Winsfield comenta que o Papa "Bento indicou que o Vaticano não se opõe, e de fato alenta a investigação de células-troco somáticas, o que é conhecido também como ‘clonagem terapêutica’, em que se usa embriões humanos para a investigação das quais se extrai células-troco".

CN afirma que "isto é falso. Winfield confundiu os termos. A Igreja Católica sim apóia a investigação de células-troco ‘somáticas’, se com isso se refere às células-troco adultas. Pelo contrário, a Igreja se opõe totalmente a ‘clonagem terapêutica’ quando se usa nela um ser humano (embrião) gerado somente para destruí-lo na investigação". "Tais enganos são de fato indesculpáveis", precisa CN.

CN também explica que outro problema do artigo de Winfield é o título do mesmo. "O Papa a Coréia do Sul: Não à investigação com células-troco". "Se a Igreja alentar a investigação com células-troco adultas, então como pode ser verdade que o Papa disse aos sul-coreanos ‘não à investigação de células-troco’?", questiona CN.

"Este é um claro exemplo de confusão. Os meios informam da posição da Igreja em termos absolutos, ignorando a atenta distinção entre formas lícitas e ilícitas de investigação. O Papa não disse aos sul-coreanos ‘não à investigação de células-troco'. Em vez disso os alentou a realizar investigações éticas com elas", finaliza CN.