Os prelados membros da Conferência Episcopal Peruana (CEP) reunidos em sua 90º Assembléia Extraordinária reafirmaram seu compromisso de redobrar os esforços por contribuir no lucro de um diálogo justo e eqüitativo entre o Estado e os cidadãos encaminhados ao bem comum e ao desenvolvimento humano integral da nação.

Em um comunicado intitulado "Solidariedade, verdade, justiça e diálogo para o bem comum e o desenvolvimento humano integral", emitido ao finalizar a Assembléia celebrada entre 10 e 12 passados, os bispos afirmam assumir o último comunicado da Presidência da CEP "Para um rosto humano da mineração", conscientes da unidade entre evangelização e promoção humana.

A respeito, os prelados exigem "evitar opiniões assim que informadas e comentários pouco precisos sobre a missão da Igreja que desconcertam o povo fiel e, em alguns casos, ofendem membros da Igreja Católica".

"Também os Bispos manifestam seu afeto a aqueles Sacerdotes, Religiosos e Religiosas –um bom número vindo de outros Países– que de maneira silenciosa, comprometida e testemunhal anunciam a alegria do discípulo missionário de Cristo, evangelizando e colaborando ativamente na construção de um Peru mais justo e reconciliado", assinala a nota episcopal.

Finalmente, os bispos destacam que nos tempos atuais é necessário "um diálogo justo, eqüitativo e imparcial, que tenha em conta a voz de todos e o clamor das populações mais empobrecidas e excluídas de uma vida digna" e a geração de "um ambiente de confiança e credibilidade entre a sociedade civil (urbana e rural) e o Estado".