Este domingo finalizou a 10º Assembléia Plenária da Comissão Mista Internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa em conjunto, que se celebrou na cidade italiana de Rávena na semana passada, informou a Santa Sé.

O tema que congregou aos membros católicos e ortodoxos de tal comissão foi "Conseqüências eclesiológicas e canônicas da natureza sacramental da Igreja. Conciliaridade e sinodalidade na Igreja". Ao finalizar o encontro os participantes aprovaram um documento comum.

Conforme assinala o Vatican Information Service (VIS), no comunicado se afirma que "o delegado do patriarcado de Moscou tomou a decisão de que sua Igreja se retirasse da reunião da Comissão devido à presença de delegados da Igreja Estoniana, declarada "autônoma" pelo patriarcado ecumênico de Constantinopla, um estatuto não reconhecido pelo patriarcado de Moscou. Tudo isso apesar do patriarcado ecumênico, com o consenso de todos os membros ortodoxos presentes, tivesse proposto um acordo: tomar nota do não reconhecimento do patriarcado de Moscou da Igreja autônoma Estoniana".

O tema da próxima sessão plenária, cuja data e lugar se decidirão em breve, é o seguinte: "O papel do bispo de Roma na comunhão da Igreja no primeiro milênio".