O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom Jesús González de Zárate como Bispo auxiliar da arquidiocese venezuelana de Caracas, quem desempenhava até o momento de sua eleição o cargo de Vigário Geral da mesma arquidiocese.

O bispo eleito nasceu em Cumaná (Venezuela) em 1960. Depois de realizar seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário interdiocesano Santa Rosa de Lima de Caracas e obter a Licenciatura em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, foi ordenado sacerdote em 1986.

Dom González de Zárate foi Diretor do colégio São José de Ávila, Vice-diretor acadêmico da Universidade Santa Rosa de Lima, Pároco de Nossa Senhora do Rosário em Baruta, Vigário Episcopal para a pastoral, Professor no Seminário Santa Rosa de Lima, Secretário do Concílio Plenário da Venezuela, Responsável pela Região Pastoral Centro da arquidiocese e, desde 2003, Vigário Geral da mesma.

A arquidiocese de Caracas tem uma superfície de 790 mil quilômetros quadrados, uma população de 4.150.000 habitantes, dos quais mais de três milhões e meio são católicos. Conta com 559 sacerdotes e 2.062 religiosos.