Milhares de peregrinos reuniram esta manhã na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus Dominical com o Papa Bento XVI, quem ao introduzir a oração Mariana explicou o Evangelho de hoje e recordou que apenas o amor de Deus é capaz de curar a indiferença, o ódio e a violência que tanto mal fazem ao ser humano e à sociedade.

O Santo Padre explicou que o Evangelho hodierno nos leva a "pensar em dois graus de cura: um, mais superficial, que faz referência ao corpo; o outro, mais profundo, que toca a intimidade da pessoa".

Deste modo destacou que "é a fé que salva o homem, restabelecendo-o em sua relação profunda com Deus, consigo mesmo e com os outros; e a fé se expressa com o reconhecimento".

"Quem como o samaritano curado, sabe agradecer, demonstra que não considera tudo como um pouco merecido, mas sim como um dom que provém em última instância de Deus", adicionou.

Mais adiante descartou que a fé é justamente a "abertura do homem à graça do Senhor; reconhecer que tudo é dom, tudo é graça".

Também adicionou que "a lepra que turva o homem e à sociedade atual é o pecado; são o orgulho e o egoísmo que geram na alma humana a indiferença, o ódio e a violência. Esta lepra do Espírito, que desfigura o rosto da humanidade só pode ser curada por Deus que é Amor".

Finalmente exortou com o Evangelho: "Convertei-vos e acreditai no Evangelho" e rezou com os presentes o Ângelus.