O Presidente da Conferência Episcopal da Costa Rica, Dom José Francisco Ulloa Rojas, assegurou que a beata que nasceu na Nicarágua mas viveu grande parte de sua vida na Costa Rica, Irmã Maria Romero Meneses, "está a um passo de ser declarada Santa porque o mais difícil era que a declarassem Beata" e a "Roma se mandaram vários milagres".

O Prelado indicou que em fevereiro de 2008 o Episcopado realizará sua visita Ad Limina à Santa Sede onde informarão sobre seu trabalho no país e aproveitará a ocasião para "visitar a (Congregação para a) Causa dos Santos para ver como vai o processo" de canonização de Irmã Maria.

O também Bispo de Cartago recordou que logo depois da beatificação da religiosa, no Vaticano se formou uma comissão integrada por médicos, uma religiosa postuladora e uma advogada Salesiana perita em direito canônico, que analisa a informação referente a possíveis milagres realizados por sua intercessão.

A Beata Irmã Maria Romero Meneses nasceu em 13 de janeiro de 1902 em Granada (Nicarágua), mas passou grande parte de sua vida na Costa Rica, onde realizou trabalhos sociais a favor dos necessitados. Em 2002 foi beatificada pelo Papa João Paulo II ao comprovar o milagre da menina costa-riquenha Maria Solís, quem logo depois das orações de sua mãe nasceu sã a pesar dos múltiplos ultra-sons que indicavam que tinha lábio leporino.

Para mais informação da Beata acesse: http://www.sormariaromero.org