O secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Pe. Juan Antonio Martínez Camino, declarou que legislar a união entre homossexuais de forma igual ao matrimônio é como querer introduzir "moeda falsa".

"É falso que a união de um homem com outro seja um matrimônio, e se a lei  diz isso, é moeda falsa, e isso é impor um vírus, impor à sociedade algo falso que sim terá conseqüências", disse o porta-voz da CEE.

Em declarações a Televisão Espanhola (TVE) o sacerdote explicou que a Igreja não tem "nada pessoal" contra os homossexuais, mas que a questão do matrimônio "não é apenas uma questão pessoal mas sim de organização da vida social", e afirmou que a intenção do Governo de legislar que a união de dois homossexuais é o mesmo que  de duas pessoas de diferente sexo não tem comparação histórica com nenhuma legislação nem época.

Sobre a agilização dos trâmites para obter o divórcio, o Pe. Martínez Camino disse que é como reduzir o matrimônio ao nível de um contrato de compra e venda e que, além disso, introduz o repúdio na legislação vigente. "O matrimônio é um compromisso de vida entre duas pessoas, e tem  um papel social dessa maneira como nenhuma outra realidade humana", declarou.

Por outro lado, em relação ao ensino da religião na escola pública, o porta-voz episcopal recordou que a Igreja não trata de impor este ensino a ninguém, mas pediu respeito ao direito de 80 por cento de pais que cada ano inscrevem a seus filhos na disciplina de religião.

A seu julgamento, qualquer medida que marginalize, ponha fora do horário escolar ou estabeleça uma alternativa apoiada em sair ao recreio ou ir pra casa, não será resposta adequada a este problema. "Um governo que pretende ser generoso na ampliação e extensão dos direitos civis também tem que sê-lo neste caso", afirmou.

Finalmente, o secretário anunciou que a CEE apresentará uma série de iniciativas para defender a visão católica da realidade social das missas, embora sem desnaturalizar a eucaristia nem atacar a ninguém, mas sim como ajuda aos paroquianos para que entendam melhor sua fé.

Segundo o Pe. Martínez Camino, a fé cristã é muito mais humanizadora que muitos cantos de sereia, que aproveitam a cobertura de temas relevantes e que estão sendo levados a opinião pública por determinados grupos, às vezes com interesses de influir na introdução de mudanças.