A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) e o Conselho Nacional de Laicos (CNL) convocam aos fiéis católicos do país a três jornadas de oração pela paz nos dias 18, 20 e 28 de outubro.

Assim informaram o Bispo Auxiliar de Caracas e Presidente da Comissão Episcopal de Laicos, Dom Saúl Figueroa; Mario González Casado, e Eligio Sitiante, Presidente e Diretor Executivo do CNL, respectivamente.

Dom Figueroa explicou que para em 18 de outubro se prevê a reza do Santo Rosário por parte de um milhão de crianças, a partir das nove da manhã, onde meditarão os mistérios luminosos.

Do mesmo modo, nos dia 20 de outubro, com uma Missa em Guanare, estado Portuguesa, elevar-se-á a Basílica Menor o Santuário Nacional da Virgem de Coromoto, decisão tomada pelo Papa Bento XVI. "Esse dia assistirão paroquianos de todo o país, quem celebrará com os bispos a formosa iniciativa do Papa de elevar a basílica menor o templo de Nossa Senhora de Coromoto", indicou.

Além disso, em 28 de outubro se celebrará o Dia Nacional da Oração, promovido pelo CNL, que reúne todas as associações e grupos de apostolado secular do país, convidando a que todos "imploremos pela paz, a reconciliação e a unidade de nosso país", disse o Prelado venezuelano.

Por sua vez, Mario González Casado explicou que a única motivação para esta atividade é de "ordem religiosa para implorar a Deus que ajude à conversão de todos os venezuelanos. Nós não implicamos aqui nenhum sentido político".

"Cabe assinalar que a atividade está prevista a realizar-se em colégios, templos e demais lugares públicos ou não de reunião, onde a iniciativa de paz pela Venezuela esteja presente", indicaram.

González assinalou também que o CNL emitirá um comunicado sobre a reforma constitucional onde expressarão sua opinião, "não, com as estimativas e análise de tipo legal, mas sim com base na Doutrina Social da Igreja".