De 7 a 9 de outubro será celebrado na Colômbia o IX Congresso Nacional de Teologia, que neste ano confrontará o desafio de tornar crível a "esperança cristã" no contexto do conflito colombiano.

Conforme informou a agência Fides, o objetivo da entrevista é “refletir teológica e pastoralmente sobre a esperança cristã no contexto do conflito colombiano, para oferecer linhas de ação que promovam a experiência cristã desta virtude teologal”.

A reunião se celebrará na sede da Conferência Episcopal Colombiana (CEC) de Bogotá e seu tema será "A Esperança cristã".

O Congresso reunirá a Bispos, sacerdotes, religiosos, Docentes de Teologia de Universidade e Seminários Maiores, teólogos leigos e trabalhadores pastorais.

Em declarações á Fides, o Padre William Correia Pareja, diretor do Departamento para a Doutrina e o Ecumenismo da CEC explica que “a prolongada situação de conflito que vivemos na Colômbia interpela intensamente nossa esperança: tem sentido ainda seguir participando dos "diálogos de paz" em meio de uma situação cada vez mais violenta? Qual é a contribuição da esperança cristã nesta realidade?”

“A estes e outros questionamentos queremos dar resposta partindo de uma reflexão bíblica, teológica e pastoral, que nutra nossa fé, torne crível a esperança cristã, chame crentes e não crentes a seguir construindo uma Colômbia onde a paz seja uma realidade”, indicou.

Segundo o programa, a cerimônia de inauguração será presidida pelo Cardeal Pedro Rubiano, Arcebispo de Bogotá e Presidente da CEC, e em seguida os trabalhos do Congresso começarão com a conferência do Dom. Luis Augusto Castro, Arcebispo de Tunja, sobre “Reconciliação das Vítimas: Um evento de Esperança”.

Entre os apresentadores figuram o Padre Andrés Torres Queiruga, da Universidade do Santiago de Compostela (Espanha), o Pe. Álvaro Cadavid Duque, docente de Teologia do Instituto Teológico Pastoral para a América Latina e o Caribe (ITEPAL).

Para mais informação se pode escrever a wiancor@epm.net.co