Ante o Censo Nacional do próximo domingo, 21 de outubro, a Conferência Episcopal Peruana (CEP), reunida em Assembléia Extraordinária, advertiu à população católica sobre a necessidade de responder com clareza à pergunta sobre a religião que professa e pediu às autoridades para treinar os recenseadores para evitar uma possível confusão.

Em um comunicado, os bispos reconhecem a boa vontade dos dirigentes do Instituto Nacional de Estatística e Informática (INEI) "durante todo o processo de organização" mas manifestam sua preocupação "sobre a maneira em que está formulada a pergunta N º 20 da ‘Quinta Seção’ (Características da População), da Cédula do Censo que será usada, a qual questiona a respeito da Religião que professa o recenseado, já que as opções nela indicadas podem levar a confusão na resposta, dado que a Igreja Católica é também cristã e evangélica, tanto por seu anúncio, como pelos valores que a inspiram".

A pergunta em questão é "Qual é sua religião?" e as quatro alternativas de resposta são: 1. Católico, 2. Cristão/Evangélico, 3. Outra, 4. Nenhuma.

"Devido à confusão a que podem conduzir  os termos usados na Cédula do Censo, exortamos ao INEI uma especial atenção na formação dos recenseadores sobre esta pergunta em concreto, para que não aconteçam equívocos no momento do recenseamento. Por outra parte, poderia levar em conta que as pessoas singelas sejam induzidas a responder equivocadamente", indicaram.

Os bispos pediram aos paroquianos para "estarem especialmente atentos a esta pergunta e responder com clareza a opção ‘Católica’ verificando que o recenseador registre assim na cédula do censo".